Blog Meu Patrimônio

O que é e quais os impactos da inflação?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Veja a seguir o que caracteriza essa perda da economia e como os impactos da inflação afetam a vida da população

Alguma vez, em sua ida a uma loja de supermercado, já parou na frente de algum produto na prateleira e pensou “puxa, como o preço aumentou”? Ou quando você percebeu que até um tempo atrás, conseguiria adquirir algo e, hoje em dia, com a mesma quantia não conquista mais? Esses certos detalhes que notamos em nosso dia a dia e que afetam o nosso poder aquisitivo são reflexos dos impactos da inflação.

Vamos lá, mas o que exatamente é a inflação? Ler sobre o assunto pode parecer um tanto quanto complexo, porém, o nosso desejo é facilitar esse conteúdo. A inflação acontece quando há a desvalorização da moeda e, com isso, o nosso poder de compra fica ainda menor, já que os preços sobem e a nossa remuneração não sofre reajuste para arcar com esses bens e serviços. Assim, trocando em miúdos, os impactos da inflação acertam em cheio e diretamente os bolsos dos brasileiros.

A inflação é causada pelo que chamamos de demanda da economia e existem diversos fatores para que ela ocorra. Uma das razões é a já conhecida lei da oferta e procura. Quanto mais um produto é procurado no mercado, maior será o seu valor. Por conseguinte, temos a escassez: quando algo está em falta, é comum que os locais que possuem tal item para venda aumentem o preço.

Uma outra razão para a inflação é a variação do dólar. Quanto maior seu valor, menor o poder de nossa moeda, principalmente em importações, tornando algumas coisas cada vez mais caras.

É importante lembrar que, em geral, as mercadorias e serviços sofrem reajustes, outro causador da temida inflação.

Como fica a economia com os impactos da inflação?

A economia é fortemente afetada com os impactos da inflação. Uma das grandes razões para que isso ocorra é a redução de consumo, já que com os preços altos, a população passa a reduzir as suas aquisições e isso impacta, diretamente no comércio.

O site do G1 elencou três impactos da inflação, entre eles, a redução de investimento dos empresários. E, com isso, fazemos uma pesquisa: é possível cuidar dos investimentos com a inflação?

Cuide dos seus investimentos neste período

Como já é de conhecimento, deixar o dinheiro aplicado na poupança pode não ser tão rentável na maioria das vezes. Isso acontece porque ela não acompanha o ritmo da inflação e, assim, não atualiza os seus percentuais de rendimento, e como consequência o poder de compra de sua poupança diminui. 

Para manter os cuidados dos seus investimentos e não sofrer com os impactos da inflação, será necessário encontrar uma aplicação que obtenha níveis maiores de rendimento do que a poupança e, a partir disso, queremos apresentar um negócio imperdível para as suas economias.

Sim, estamos falando do MCA Investidor. Há um tempo, nós apresentamos este grupo aqui em nosso blog e mostramos características relevantes desse produto para você investir o seu precioso dinheiro.

O grupo possui vencimento de até 36 meses, dependendo do mês que você entrar como investidor e o seu investimento é o valor da cota. O diferencial é que, na contemplação, você irá resgatar o valor investido somado ao reajuste de 8,63% ao ano – taxa pré-fixada (correspondente a 0,6922% a.m),  o que representa hoje, cerca de 164% do CDI – considerando a taxa Selic de 5,25%.  Um excelente negócio, sem dúvida.

Continue acompanhando o Meu Patrimônio e amplie os seus conhecimentos sobre consórcio e como cuidar de suas finanças. E se o seu interesse é se tornar um investidor do MCA, entre em contato com uma de nossas marcas e saiba mais.

Encontre no Blog

Facebook

Newsletter BR Consórcios

Cadastre-se para receber mensalmente nossa newsletter com as principais notícias e dicas sobre consórcios.