Blog Meu Patrimônio

Consumismo: como escolher melhor as minhas compras nos dias de hoje?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Se tornar uma pessoa consumista é altamente prejudicial para a vida financeira e pode causar grandes preocupações no futuro

O consumo é uma ação que sempre esteve presente em nossas vidas e já vamos te tranquilizar: isso é algo normal. Precisamos adquirir roupas, alimentos, remédios e kits para sobrevivência para se ter o mínimo de conforto. Porém, o que não é saudável é quando a necessidade passa dos limites, fazendo com que uma pessoa passe a comprar apenas pela vontade de gastar, sem se preocupar com as finanças ou identificar as suas prioridades, gerando endividamento. Na era do consumismo, como é que você pode escolher melhor os produtos que vai comprar, sem agir por impulsividade? É isso que vamos te ensinar hoje. Continue acompanhando para ver dicas importantes para o seu cotidiano.

Venhamos e convenhamos, as compras online facilitaram a nossa vida, afinal, basta um clique para o seu pedido estar feito e em pouco tempo chegar na porta da sua casa. Por essa praticidade, no período de pandemia, onde tivemos que cumprir o isolamento social, obteve-se um alto crescimento nas compras realizadas pela internet.

De acordo com o jornal do Estado de Minas,  as vendas online cresceram em 27%, totalizando R$161 bilhões. A pretensão é que em 2022 elas tenham um crescimento de até 9%, resultando em R$174 bilhões. Esse é um salto muito grande, principalmente para a economia do país. Mas será que todas essas compras foram mesmo por uma real necessidade?

Ainda segundo o EM, os produtos adquiridos que estavam em primeiro lugar eram dos seguimentos de moda, beleza e cosméticos. Em seguida, vinham eletrodomésticos, eletroeletrônicos e celulares.

O que é consumismo, afinal?

Como falamos anteriormente, o consumo é uma prática normal até certo ponto, pois nós precisamos sobreviver. Mas a partir do momento que esse consumismo começa a ser de forma impulsiva, levado apenas pelos desejos, sem que haja alguma necessidade sobre aquela aquisição, pode não ser tão saudável assim.

É neste momento que devemos tomar cuidado. Quando nossas compras passam a ser levadas pela impulsividade, tendemos a nos descontrolar financeiramente, acarretando diversas dívidas e isso com o tempo vai virando uma bola de neve.

Mas atenção! Ser consumista não te leva a ter compulsão por compras, ok? Uma pessoa compulsiva é dependente por consumir e não tem prazer naquilo. Esse assunto é sério e deve ser tratado com a psicologia. Nesse caso, estamos apenas nos referindo aqueles consumos que podem ser controlados por conta própria.

O site do G1 divulgou o teste superinteressante para quem deseja entender seus hábitos e avaliar como está sendo seu processo de compra. Será que você é uma pessoa controlada, que planeja os seus gastos, ou extremamente consumista? Clique aqui para descobrir.

Agora que já foi feita a sua autoanálise, vamos para as dicas importantes para diminuir o consumismo.

Limpe as suas redes sociais

Hoje em dia, as nossas redes sociais são as nossas maiores vitrines e, se nós acompanhamos perfis de lojas com frequência, seremos atingidos por um turbilhão de propagandas que com certeza nos levarão a comprar, sem ter uma real necessidade em relação àquele produto. Isso tudo sem contar na presença dos algoritmos. Você com certeza já se deparou com propagandas patrocinadas que chegam até o seu perfil apenas com o fato de ter realizado uma pesquisa sobre o assunto, certo?  Essa ação não passa de uma estratégia de marketing para te fazer comprar.

Além disso, na era de influencers, é muito mais fácil considerar alguma coisa pelo simples fato de que uma figura pública falou daquilo. Essa atitude é comum principalmente entre os mais novos.

Por esta razão, nossa dica é: filtre aquilo que você irá consumir. Não é possível controlar tudo aquilo que chega até nós através da internet, mas dá para selecionar aquilo que você irá acompanhar diariamente. Então, se suas redes estiverem lotadas de perfis de lojas, comece pelo unfollow.

Mude o seu mindset

Sim, para deixar o consumismo de lado é necessário mudar alguns pensamentos. Entre eles, o hábito de tratar as novas aquisições como recompensa. Aquela história de “poxa, eu consegui uma promoção no trabalho, vou comprar um celular para comemorar”, por exemplo, pode parar. Isso é, nada mais nada menos, que uma sabotagem.

Controle seu dinheiro

Já diz o ditado: não vá ao mercado com fome, certamente comprará mais comida do que realmente está faltando na sua casa. É dia de visitar o mercado ou ao shopping comprar algo por necessidade? Então reserve uma quantidade específica para o seu objetivo. Ter dinheiro sobrando ou limite alto no cartão de crédito com certeza te estimulará a gastar com coisas que você provavelmente não precisa.

Estipule metas financeiras

A conquistas dos seus sonhos só se dará por meio de um bom planejamento financeiro. Mas como você pode fazer isso de maneira eficaz?

Antes de tudo, comprometa-se com diminuir o consumismo. Para iniciar esse controle, comece a cuidar dos seus gastos mensais. A fim de contribuir neste momento, nós disponibilizamos uma planilha de finanças, para que você consiga avaliar exatamente o quanto ganha, o que gasta e o valor disponível para poupar.

 Agora deve-se pensar: qual é o seu sonho e o quanto você vai precisar guardar mensalmente para conseguir realizá-lo? Aliás, quanto tempo levará para atingir esta conquista? Tudo isso deve ser colocado na ponta do lápis para se ter um planejamento de sucesso.

Deseja garantir inúmeras vantagens para alcançar seus objetivos e ainda economizar? Então o consórcio é para você. As associadas da BR Consórcios têm diversos planos para atender as suas necessidades, desde a compra de um imóvel, um carro, uma viagem, a festa do casamento, uma reforma, manutenções no condomínio e muito mais!

Faça a sua simulação conosco.

Consórcio União, Consórcio Araucária, Consórcio Lyscar, Consórcio Santa Emília, MAPFRE Consórcios e Rede LojaCorr Consórcios

Encontre no Blog

Facebook

Newsletter BR Consórcios

Cadastre-se para receber mensalmente nossa newsletter com as principais notícias e dicas sobre consórcios.