Blog Meu Patrimônio

Despesas de janeiro: como se planejar para arcar com as dívidas de início de ano 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Saiba como se preparar para não prejudicar o orçamento com as despesas de janeiro 

O início do ano é sempre um momento de grandes expectativas, vindo com grandes promessas de mudanças, novas metas e planejamentos. Porém, junto com toda esperança, vêm também as dívidas de janeiro, que comprometem boa parte do orçamento mensal e, por isso, é preciso estar preparado para começar o ano sem se endividar. Continue acompanhando para ver como é possível se organizar para lidar com as finanças da melhor forma nos primeiros meses de 2023.  

Já parou para colocar no papel quantos gastos você tem no início do ano? É nesta época que muitos valores sofrem reajustes, como o aluguel, impostos são cobrados, contas de rematrículas, informes, entre outras coisas que formam as despesas de janeiro.  

A fim de lidar da melhor forma possível com esses gastos, a programação antecipada para não ser pego de surpresa com altas faturas é imprescindível. Se você faz parte do time que não consegue se planejar com antecedência para momentos como esses, já o alertamos: mudanças de hábitos são fundamentais para se ter um melhor planejamento financeiro.  

Dicas para lidar com as despesas de janeiro 

Chega o início do ano, depois de tantas festas, a nossa mente ainda quer continuar curtindo, não é verdade? É normal, inclusive, planejar viagens para esse período ou esperar o ano “oficialmente” começar depois do carnaval, para resolver algumas pendências. Mas a realidade é outra. As contas não esperam e já no primeiro mês do ano precisamos lidar com as despesas extras.  

Sabemos que a festança é boa, mas para lidar com as despesas de janeiro é preciso de prioridade. Arque, em primeiro lugar, com as contas: aquelas que já são fixas e as que vêm exclusivamente neste período, como: IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), DPVAT (Danos Pessoais por Veículos Automotores Terrestres), caso você estude ou tenha filhos em instituições particulares, prepare-se para arcar também com rematrículas, materiais escolares e gastos com uniformes.  

Se você não se planejou para arcar com as despesas de janeiro, uma boa opção é utilizar o 13° para quitar as dívidas e não comprometer o cartão com parcelas já no começo do ano. Assim, já é possível eliminar essa pendência e não ter que se preocupar até 2024.  

Mas, se você seguiu as dicas do Meu Patrimônio e construiu a sua reserva financeira, opte por quitar essa dívida à vista. Além de não ter que contar com essa fatura por diversos meses, ainda contará com a possibilidade de negociar descontos, afinal, qualquer redução nesses pagamentos já vale a pena garantir.  

Calma lá! Não será viável para você utilizar o 13° salário, nem negociar à vista as despesas de janeiro? Temos dica também para seu caso: adapte o orçamento para arcar com as parcelas. Reduza os seus custos mensais para que esse valor não prejudique as suas finanças, nem te dê preocupações todo mês. 

Aproveite o restinho do ano para começar a se programar para as despesas de janeiro, ainda dá tempo.  

Encontre no Blog

Facebook

Newsletter BR Consórcios

Cadastre-se para receber mensalmente nossa newsletter com as principais notícias e dicas sobre consórcios.