A tendência do empreendedorismo no Brasil tem se mostrado promissora, com forte crescimento no país
Atire a primeira pedra quem nunca pensou em um dia abrir uma empresa e ser seu próprio chefe. A realidade do empreendedorismo no Brasil nunca foi pequena, mas de uns tempos para cá, essa tendência tem crescido no país devido ao cenário favorável que se encontra, principalmente com o retorno das atividades econômicas após a crise que tomou o mundo todo devido a pandemia do novo Corona Vírus. Então, se você tem o interesse em ser um empreendedor, ou já é um empresário que deseja saber como está o cenário atual do mercado, está no lugar certo.
O empreendedorismo no Brasil teve um boom nos últimos dois anos, aponta a pesquisa da Global Enterpreneurship Monitor (GEM), realizada pelo Sebrae e o IBQP (Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade). Em 2021, a soma foi de 19.373.257 empresas, sendo 9 milhões MEI (Microempreendedor Individual). Esse fator contribuiu com a colocação do Brasil no ranking de países com mais empreendedores, levando-o para a 7ª posição.
As discussões acerca deste tema mostram que o cenário para empreendedorismo no Brasil se fortaleceu durante a pandemia. Não é segredo que a economia sofreu um impacto no mundo todo na quarentena, pois muitas empresas se viram na necessidade de reduzir a equipe ou até mesmo fechar as portas, algo que afetou diretamente o bolso de toda a população. Por esta razão, muitas pessoas se viram na necessidade de fazer alguma coisa para ganhar dinheiro e, assim, encontraram a possibilidade de se tornarem empreendedores.
Empreendedorismo no Brasil e as suas vertentes
Entende-se por empreendedorismo a prática de identificar e solucionar problemas, bem como hábito de encontrar novas possibilidades. Essas atividades precisam, necessariamente, agregar valor para a sociedade e ao mercado, seja por um produto ou oferecimento de serviço.
Hoje em dia, na era digital, muitos têm investido no negócio online. Seja em vendas como e-commerce ou divulgando seu trabalho, marcando sua presença nas redes sociais. Esse movimento trouxe uma nova realidade para os empreendedores, pois mesmo tendo seu espaço físico, a importância de estar no digital e modernizar os processos tem se tornado cada dia maior.
Por isso, muitos empreendedores passaram a investir em marketing digital, uma forma de divulgar a sua própria marca no mundo online. Então, o que antes era feito nas televisões, rádios e panfletos, passou a ser realizado também nas telinhas dos smartphones, computadores e tablets.
Importante: investir na sede física também traz retorno ao empreendedor
A presença nas redes sociais deve ser aliada a um bom espaço físico, caso haja atendimento presencial ao consumidor e não uma empresa apenas online. Sendo assim, é preciso pensar no conforto do seu cliente na sede, desde detalhes como ergonomia a estacionamento precisam ser tratados.
Nesse momento, você com certeza deve estar lembrando de vários detalhes que precisam ser ajustados na sua empresa, certo? Pois saiba que o consórcio pode ser um grande aliado para as reformas que seu negócio precisa e pode te auxiliar até na aquisição de equipamentos.
Temos uma gama de produtos que viabiliza a construção de estacionamentos, reformas, contratação de arquiteto, compra de equipamentos como cadeiras para dentistas, oftalmologistas etc.
E aí, estava pensando que empreendedorismo no Brasil era uma tarefa fácil? É um tanto quanto trabalhoso, mas vale a pena quando se trata de um sonho.
Conheça as nossas associadas:
Consórcio União, Consórcio Araucária, Consórcio Lyscar, Consórcio Santa Emília, MAPFRE Consórcios e Rede LojaCorr Consórcios