Blog Meu Patrimônio

Lições financeiras de Os Delírios de Consumo de Becky Bloom

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

A comédia romântica traz ótimas lições financeiras de forma divertida, mas que servem como um alerta aos consumidores

Já batemos muito na tecla sobre a necessidade de cuidar das finanças e de como elas podem trazer problemas em nossa rotina, afinal, quando se trata de dinheiro, basta apenas um detalhe para se transformar em noites sem dormir, dores de cabeça e motivo de estresse. Apesar de ser um exemplo fictício, o filme Os Delírios de Consumo de Becky Bloom, apresenta boas lições financeiras para qualquer um de nós.

A obra traz a história da queridinha Rebecca Bloomwood, personagem que apresenta um consumo desenfreado, o que a faz enfrentar diversos desafios durante a trama. O filme é uma produção de 2009, mas a temática vale para qualquer época.

Achou que esse exemplo fosse apenas das telinhas? É aí que você se engana. O assunto é facilmente aplicado no cotidiano de muitos brasileiros. De acordo com o levantamento realizado em 2021 pela Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), o Brasil atingiu um nível recorde de endividados, chegando ao patamar de 76,3% no total de famílias.

Lições financeiras deixadas pelo filme

A vida de Becky Bloom encontra-se de cabeça para baixo. A jornalista viciada em compras encontra o emprego dos sonhos: trabalhar em uma revista de moda. O que não esperava era que a vaga seria preenchida por alguém internamente e ela se encontraria desempregada. Por coincidência do destino, Becky consegue um trabalho para ser colunista de finanças, em Nova York.

Mas como assim? Como alguém com o limite do cartão de crédito estourado e com consumo desenfreado consegue escrever textos para auxiliar seus leitores? Essa é a grande questão do filme, que faz com que Becky quase acabe com a sua carreira e se prejudique em todos os âmbitos de sua vida.

Se você ficou curioso para saber o final do filme, cuidado que aqui vai um spoiler: a solução para sua história foi encontrar equilíbrio para viver de forma saudável, sem crises financeiras que poderiam atingir sua vida pessoal com excesso de preocupação.

Lições financeiras da telinha que podemos levar para a vida

Em Delírios de Consumo de Becky Bloom podemos identificar alguns erros que a personagem comete, mas também algumas lições financeiras que podemos aplicar em nosso próprio cotidiano.

O primeiro aprendizado é, sem dúvida, quanto a responsabilidade com as finanças. Por que você compra? Responsabilizar-se pelos seus gastos é realmente saber lidar com o seu dinheiro de forma saudável, sem que ele prejudique a sua vida pessoal. É avaliar custos, orçamento, finalidade e, até mesmo, encontrar opções viáveis que cabem no seu bolso.

Encontre no Blog

Facebook

Newsletter BR Consórcios

Cadastre-se para receber mensalmente nossa newsletter com as principais notícias e dicas sobre consórcios.