Entenda por que a taxa Selic é o principal instrumento de política monetária utilizado pelo Banco Central para controlar a inflação
É muito provável que você já tenha ouvido falar sobre a taxa Selic algumas vezes na vida. Embora o assunto esteja muito presente em nossa rotina, não damos a devida importância a ele por falta de conhecimento. Mas, se esse tema o deixa com dúvidas, fique tranquilo! Hoje nós explicaremos o que é a taxa Selic e o impacto dela nas suas finanças.
O que é a taxa Selic?
O termo Selic é uma sigla para Sistema Especial de Liquidação de Custódia e é a taxa básica de juros da economia brasileira. Trocando em miúdos, é o principal instrumento de política monetária utilizado pelo Banco Central do Brasil (BC) para controlar a inflação. Ela influencia todas as taxas de juros do país, presentes em empréstimos, financiamentos e aplicações financeiras. Por isso, entendê-la e, principalmente, acompanhá-la torna é fundamental para qualquer operação no país quando o assunto é economia, finanças ou investimentos.
O BC opera no mercado de títulos públicos para que a taxa Selic efetiva esteja em linha com a meta definida na reunião do Comitê de Política Monetária do BC (Copom). O Copom se reúne a cada 45 dias para decidir qual a Selic “meta” a vigorar no próximo mês e meio. As reuniões seguem um calendário definido no ano anterior e, em geral, duram dois dias.
Estabelecida uma meta, o BC começa a agir no mercado aberto, comprando e vendendo títulos públicos federais, todos os dias, aumentando ou diminuindo a oferta deles, de modo a manter os juros próximos do valor definido pelo Copom. O resultado da média entre os empréstimos desses títulos públicos é o que conhecemos como taxa Selic.
É por meio da taxa Selic que são definidos os juros da economia. Dependendo do cenário econômico atual, o Copom decide se a taxa Selic vai aumentar, diminuir ou permanecer a mesma. A divulgação dessas decisões é feita por uma ata e publicada pela internet.
Para quem deseja acompanhar as decisões do Copom, veja a seguir as datas definidas para as reuniões de 2022.
Taxa da Selic e o dia a dia brasileiro
Mas você deve estar se perguntando em como isso afeta as suas próprias finanças, certo?
O principal objetivo da Selic é garantir a estabilidade econômica brasileira e auxiliar no controle da inflação, regulando nosso poder de compra. E como isso funciona? Veja um exemplo a seguir.
O que acontece é basicamente o seguinte: quando o Copom identifica a necessidade de maior movimentação econômico Brasil, ocorre redução da taxa Selic. Consequentemente, reduz-se a taxa de juros dos empréstimos e financiamentos como forma de incentivar o consumo e os investimentos. Por outro lado, quando a inflação está alta, com preços e procuras maiores, ocorre o aumento dessa taxa, a fim de regular as demandas do mercado.
Para quem está com dúvida, nós já falamos aqui no Meu Patrimônio sobre as inflações e o seus impactos em nosso dia a dia. Que tal colocar a leitura em dia e conhecer ainda mais sobre o mundo das finanças?
Taxa Selic em 2022
Atualmente a taxa Selic está em 10,75% ao ano (04 de fevereiro de 2022). Porém, estudos realizados por economistas apontam que até o fim de 2022, ela tende a aumentar para 11,75% ao ano, é que traz notícia do G1.
Em entrevista para o Meu Patrimônio, o Gerente de Investimento da BR Consórcios, Allyson Francisconi, esclarece. “Hoje, a taxa Selic está em 10,75% a.a e vem aumentando a cada reunião do Copom. Esse aumento tem o objetivo principal de controlar a inflação e frear o consumo.” Ele ainda complementa: “o resultado dessa movimentação econômica para o cotidiano dos brasileiros é simples: os preços ficam mais elevados e quem precisa emprestar dinheiro das instituições financeiras vai pagar mais caro nesse momento. Pelo outro lado, quem está investindo, está rentabilizando mais”.
Boas alternativas em tempos de Selic alta
De acordo com José Roberto Luppi, Diretor Comercial da BR Consórcios, os brasileiros viram os preços subirem e já entenderam que não é hora de comprar, mas de planejar a futura aquisição de bens ou serviços. Por isso, para aqueles que precisam adquirir carro, moto ou imóvel nesse momento, o consórcio passa a ser uma excelente alternativa, já que é um modelo prático, seguro e que oferece taxas menores do que as instituições financeiras.
Além de muito menos burocrático do que os tradicionais financiamentos bancários, o consórcio é uma opção de investimento que auxilia o brasileiro a conquistar ou ampliar seu patrimônio de forma programada e disciplinada.
Luppi ainda lembra que o consórcio garante ao consumidor o poder de compra à vista com a carta de crédito em mãos, o que possibilita melhores negociações e flexibilidade para a escolha do bem desejado.
Para quem deseja investir seu capital, uma boa alternativa é o consórcio em modalidade de contemplação acelerada (MCA), produto lançado em 2021 pela BR Consórcios de olho no investidor brasileiro. O novo produto busca acompanhar o mercado financeiro, analisando as variações, principalmente da taxa Selic, e os seus reflexos. A aquisição de cotas de consórcio MCA ocorre sempre em dois grupos distintos: investidorese compradores.
Para os compradores, a grande vantagem é a contemplação até a quarta assembleia. Para os investidores, as principais vantagens são: a possibilidade de diversificação da carteira de investimentos; correção pré-fixada do crédito superior ao CDI; segurança de um investimento com lastro em garantias reais; mais liquidez do que em operações financeiras com prazos equivalentes e a possibilidade de comercialização no mercado secundário.
Conseguiu entender melhor sobre a taxa Selic e as suas influências em nossa vida? Gostou do MCA, da BR Consórcios? Para mais assuntos como esse, continue acompanhando o blog Meu Patrimônio ou entre em contato com as empresas associadas.
Consórcio União – www.consorciouniao.com.br
Consórcio Araucária – www.consorcioaraucaria.com.br
Consórcio Santa Emília – www.consorciosantaemilia.com.br
Consórcio Lyscar – www.consorciolyscar.com.br
MAPFRE Consórcios – www.mapfreconsorcios.com.br
Consórcio Rede LojaCorr – www.redelojacorrconsorcios.com.br