Blog Meu Patrimônio

Planejar a reforma de casa: como tornar esse processo mais tranquilo? 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Algumas dicas para quem deseja planejar reforma de casa com tranquilidade e sem sair do orçamento 

Planejar a reforma de casa pode ser um assunto que causa até arrepio em algumas pessoas. Esse fato acontece devido à falta de organização desse processo, afinal, é algo que realmente pode trazer muitas dores de cabeça caso não se tenha paciência para lidar com a bagunça que essa mudança traz. Vamos direto ao assunto? O mais importante para esse momento é o planejamento, desde o orçamento, prazos, a acabamentos e é isso em que nós iremos te ajudar a pensar nesse texto: uma forma de tornar esse processo mais tranquilo e proveitoso. 

Alguns estudos realizados pelo Agência Brasil, mostram que as reformas aumentaram nos últimos dois anos e que, de 400 pessoas, 68% fizeram alguma alteração dentro de casa e 70% ainda pretendem mudar algo no espaço. 

Por onde começar a planejar a reforma de casa? 

É claro que, antes de tudo, será necessário determinar qual será o tipo de mudança para a sua casa. Mudar a pintura interna ou externa, colocar móveis planejados nos quartos, revestir os azulejos com pastilhas, mudar o sistema elétrico… são diversas opções cogitáveis para esse momento, por qual você irá optar?  

O fato de planejar te dá mais tranquilidade e domínio quanto a sua obra, afinal, você irá programar o que acontecerá nos próximos dias/meses a partir do momento que começar a reforma de casa e, provavelmente, sem isso seria muito difícil concluí-la. Dessa forma, indicamos que coloque em uma planilha tudo aquilo que precisará: os materiais, a mão de obra, o arquiteto, caso contrate etc. 

Organizando a reforma de casa ideal  

Comece a planejar a reforma de casa com antecedência. Para isso, estipule o seu orçamento e o quanto pretenderá gastar para transformar um ambiente ou a casa toda. De acordo com pesquisas do Banco Pan em 2019, o valor aproximado para reformar é de R$1.000,00 a R$3.000,00 o metro quadrado. Isso varia de acordo com diversos critérios, como: área seca (salas, quartos) ou área molhada (cozinha e banheiros), presença de arquiteto, além de considerar que esse valor pensado na casa toda. 

Cuidado com o barato que sai caro, pois durante uma reforma, o desejo de baratear alguns custos pode te trazer grandes dores de cabeça. Uma dica que te damos é investir maior quantia nas partes estruturais, de energia elétrica, encanamentos etc. Já para aliviar o orçamento, opte por acabamentos mais baratos e, assim, é possível garantir um equilíbrio entre as contas.  

Ainda no assunto de economizar, existem algumas alternativas para que isso aconteça. Por exemplo, se você contratou um arquiteto para a sua obra, é muito provável que ele te guiará pelos lugares mais em conta e mostrará preços acessíveis. Pesquise também no mercado marcas de qualidade, que garantem o melhor preço e boa durabilidade, assim, as chances de ter que lidar com manutenções frequentes são bem menores. 

Arquitetos podem custar pelo menos 10% do seu orçamento, mas com eles a garantia de que as expectativas serão atendidas é certa. 

Além disso, outra forma de planejar a reforma de casa e ainda diminuir os custos é com o consórcio! Continue acompanhando e saiba como pagar toda sua obra à vista e sem nadinha de juros. 

Consórcio para planejar reforma de casa  

Existem duas formas para planejar a reforma de casa com o consórcio: optando pela categoria de imóveis ou serviços. Na primeira modalidade, o crédito é utilizado para grandes mudanças, como construção de uma área de lazer, por exemplo. Já no segundo caso, o investimento será feito em alguns detalhes, como a pintura das paredes, mudança de móveis, pequenos reparos nos ambientes. E aí, qual seria o ideal para o seu objetivo? 

Com o consórcio, você se organiza com antecedência e conta com a liberdade de escolher o crédito e o prazo ideal para ter o crédito em mãos. Um dos grandes benefícios desse negócio é que, ao ser contemplado, é possível negociar à vista a compra dos seus produtos e ter o poder de barganha.  

Mas, calma! É bom poder negociar à vista, mas nem tudo deve ser quitado com antecedência, como é o caso da mão de obra. Se possível, negocie em pagar uma quantia no início e outra quando a reforma estiver entregue, para evitar alguns problemas quanto à produtividade e possíveis atrasos. 

Comece a planejar este momento com uma das associadas à BR Consórcios. Todas elas possuem um extenso portfólio com créditos, prazos e benefícios exclusivos que te levarão à sua conquista. Escolha uma delas e conheça nossos produtos. 

Consórcio União  

Consórcio Araucária  

Consórcio Lyscar   

Consórcio Santa Emília  

MAPFRE Consórcios    

Rede LojaCorr Consórcios   

Encontre no Blog

Facebook

Newsletter BR Consórcios

Cadastre-se para receber mensalmente nossa newsletter com as principais notícias e dicas sobre consórcios.