Blog Meu Patrimônio

Planilha de finanças: aprenda a controlar os seus gastos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Saiba como utilizar a planilha de finanças em seu dia a dia para atingir os seus objetivos com maior facilidade

Para quem deseja ter um planejamento financeiro assertivo e eficaz, nada melhor do que uma planilha de finanças para auxiliar na tarefa. Se você tem acompanhado o nosso blog desde o início, com certeza já ouviu falar da importância de cuidar da sua educação financeira, pois ela não diz apenas sobre como você gasta, mas também de como vive, refletindo em todos os aspectos do cotidiano. Afinal, quem cuida do seu dinheiro tem uma vida mais tranquila, sem tantas preocupações.

Estudos realizados pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), juntamente com a Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), apontam que 46% da população não tem controle financeiro. Trocando em miúdos, esses brasileiros não sabem quanto gastam, não têm planejamento, nem conhecimento sobre a quantidade de juros em suas prestações, finalizando o mês no limite de despesas.

A educação financeira entre os brasileiros está abaixo do nível desejado, como aponta a matéria do Correio Braziliense. A notícia afirma que há a necessidade de começar a pensar nisso desde a infância, não apenas deixar para cuidar das finanças na vida adulta, e que já estão planejando soluções para que isso aconteça. Uma das medidas que deve ser tomada é a implementação de um programa de incentivo à educação financeira nas escolas, a partir do 9º ano, já avaliado pelo Ministério da Educação (MEC) com a Comissão de Valores Imobiliários (CVM).

Ter uma planilha de finanças traz benefícios além de uma simples organização, mas te abre um leque de oportunidades para a sua rotina. A seguir, mostramos para você bons motivos para baixar a nossa planilha de finanças e aprender a controlar seus gastos.

Dar prioridade a seus objetivos com a planilha de finanças

Quando se é possível visualizar os gastos na planilha de finanças, torna-se muito mais fácil organizá-los. Isso porque você conseguirá avaliar suas entradas e saídas “obrigatórias”, como as contas básicas de luz, gás, aluguel, água, entre outras despesas que convivemos mensalmente, bem como aquelas extras, por exemplo, como passeios, deliverys, roupas e entre outras coisas que não são fixas.

Ok, mas você deve estar se perguntando o que isso tem a ver com seus objetivos, certo? Vamos para a explicação: ao conseguir ter uma noção maior de seus gastos, fica muito mais fácil de priorizar o que realmente é necessário e o que dá para eliminar, para que, assim, você consiga reduzir os seus gastos e aumentar as suas economias para atingir os seus propósitos.

Ter uma reserva de emergência é fundamental

Agora nós passamos pela parte que você avaliará as suas despesas e passará a fazer uma poupança, não é mesmo? É aí que começa a sua tranquilidade. As suas economias podem – ousamos a dizer que devem – ser divididas em duas partes: para ou seus objetivos e para a sua reserva de emergência. Contemple-as em sua planilha de finanças.

Dessa forma, em qualquer situação que está fora do planejado, será bem solucionada, afinal, você estará preparado financeiramente para lidar com ela e, assim, evitará todo o estresse que teria ao ser pego de surpresa.

Livre-se das dívidas agora mesmo

Ao organizar a sua vida financeira, as dívidas com certeza vão ficar menores e, com certeza, você conseguirá quitá-las. Com isso, será possível manter uma tranquilidade maior em sua rotina e passará a ter gastos mais consciente nas próximas compras.

Faça o download da planilha de finanças

Comece a se planejar o quanto antes. Para auxiliá-lo, organizamos uma planilha de finanças onde deve-se anotar as receitas, ou seja, os seus lucros, e, depois, as saídas, que são divididas em: casa, saúde, transporte, lazer, necessidades básicas e cuidados pessoais.

E aí, você está preparado para criar o hábito de gerir o seu dinheiro de forma saudável e viver sem tantas preocupações? Faça o download da nossa planilha de finanças e comece agora a se planejar.

Mas não se esqueça que essa é uma tarefa contínua, que deve ter tratada com muito empenho e dedicação para trazer resultados efetivos, ok?!

EU QUERO COMEÇAR A CUIDAR DAS MINHAS FINANÇAS.

Aproveite o nosso material e, se você gostou do texto de hoje, saiba que tem mais conteúdos como esses por aqui, prontinhos para elevar a sua educação financeira!

Encontre no Blog

Facebook

Newsletter BR Consórcios

Cadastre-se para receber mensalmente nossa newsletter com as principais notícias e dicas sobre consórcios.