Blog Meu Patrimônio

Por que você deve fazer um consórcio de viagem em 2022?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

As merecidas férias devem ser aproveitadas ao máximo e da melhor forma possível. Um consórcio de viagens vai te ajudar nesse objetivo.

Seja com a família ou com os amigos, conhecer um lugar novo deve estar no top 10 das coisas mais gostosas a se fazer, não é mesmo?  É fato que esse sonho de viajar e aproveitar as férias ficou um pouco distante nos últimos tempos por conta da pandemia do coronavírus.  Porém, a boa notícia é que cenário tem melhorado gradativamente e muitas atividades já estão voltado ao normal e as viagens se incluem nisso.

Em entrevista à AERP (Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná), Andressa Roveda, psicóloga e conselheira do Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR), afirma que o isolamento social pode acarretar vários problemas de caráter psicológico, como sintomas depressivos, tristeza, ansiedade, medo, solidão ou irritabilidade, e as viagens são um período primordial para se desconectar desse estresse crônico.  

Para Andressa Roveda, as férias são um período muito importante para as pessoas cuidarem de si, da sua saúde mental e da família. “Esse período de descanso permite um distanciamento emocional, além de um momento para lidar com as boas emoções, rever os planos pessoais e fortalecer a mente”, diz. Mas, para que a viagem efetivamente cumpra esse papel, dois fatores são fundamentais: planejamento e organização financeira.

Planejar é preciso!

As merecidas férias devem ser aproveitadas ao máximo e da melhor forma possível, afinal de contas, depois de muito trabalho, estudos e afazeres, tanto a mente quanto o corpo pedem descanso.  No entanto, para que esse momento seja realmente relaxante e divertido é preciso planejar.  Mas, se você tem dúvidas sobre como fazer esse planejamento e por onde começar, leia nossas dicas até final.

O ponto de partida é o orçamento

Se 58% dos casamentos se acabam por problemas de ordem financeira, como aponta o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), imagine o que a falta de planejamento das finanças pode fazer com as suas férias? Ou seja, para que o sonho das férias não se transforme em pesadelo, entenda que o orçamento é o ponto de partida.

Ou seja, antes de qualquer coisa é preciso elaborar um orçamento prévio da viagem desejada e, para isso, é fundamental ter na ponta do lápis algumas informações:

  • Qual será o destino?  Viagens internacionais pedem mais tempo de planejamento e atenção aos detalhes, como passaporte, visto, vacina, moeda, câmbio, dentre outros.
  • O período também conta muito. Se for em alta temporada, os preços tendem a ser mais altos.  Além disso, deve-se definir qual o tempo da sua estadia: uma semana, um mês, etc.
  • A família toda vai junto ou as férias são individuais? Se tiver crianças, lembre-se de que a partir de dois anos elas já são consideradas pagantes.
  • Qual meio de transporte será utilizado para ida e volta, bem como para a permanência no local?
  • Quais lugares você deseja visitar no destino?
  • A alimentação será feita nos restaurantes ou você pretende cozinhar?

Existem muitas ferramentas gratuitas que auxiliam nessa pesquisa, como o Google Flights e Trip Advisor, por exemplo.  É muito interessante que você faça o registro de informações em uma planilha como sugere o Blog Inda Vou lá.

Viajar sem contas a pagar

Agora que você já definiu o orçamento, é hora de planejar as finanças para a concretização do sonho. E, como você já sabe o orçamento prévio, é interessante que pense em poupar o valor de forma antecipada para que você possa viajar com todas as contas pagas.  Eliminar o peso dos “boletos” vai certamente garantir que a viagem seja mais tranquila e divertida.

Especialistas recomendam que você separe mensalmente um percentual dos seus ganhos para os investimentos nos seus sonhos.  Aqui não existe verdade absoluta, mas recomenda-se não comprometer mais que 10% dos seus rendimentos para esse tipo de projeto.

A conta é simples: se suas receitas totais são de R$ 10.000,00, você deveria comprometer até o máximo de R$ 1.000,00.  Dessa forma, você vai poupando de forma segura até chegar ao valor orçado para a sua viagem.

Mas eu não consigo juntar dinheiro…

Alguém aí disse:  mas eu não consigo juntar dinheiro!  Pois é…  E a verdade é que tem muita gente como você, em especial no Brasil, onde apenas 16% da população costuma poupar regularmente, segundo o SPC Brasil

Mas, calma! Suas férias não estão perdidas. Existe uma alternativa muito interessante para te ajudar nesse processo.

Consórcio de viagem

A história do consórcio começou na década de 60, aqui mesmo, no Brasil, em uma época marcada pela escassez de crédito ao consumidor.  Desde então, o sistema passa por constantes evoluções e não para de crescer.

O consórcio para serviços é uma forma de poupança compartilhada que reúne diversas pessoas com o mesmo objetivo em um grupo.  Nessa modalidade de investimento, onde é possível enquadrar o consórcio de viagem, você escolhe o valor que deseja poupar ao longo dos anos e o prazo máximo.  Assim, é possível poupar com tranquilidade e com o benefício de não ter que pagar juros, o que elevaria o custo da sua viagem.

Uma das grandes vantagens do consórcio de viagem é que ele permite o planejamento do passeio com antecedência. E, como o prazo máximo dos grupos é de 36 meses, você tem até três anos para se organizar.

Aliás, esse prazo é excelente para o planejamento de uma viagem, pois possibilita pesquisar e fazer melhores escolhas.  Sem a pressão do tempo, você consegue pesquisar hotéis com calma, criar alertas de promoção para passagens aéreas, levantar a documentação necessária, fazer cotações em operadoras diferentes e elaborar um roteiro mais detalhado dos locais que deseja visitar.

 A forma de pagamento do consórcio de viagem é outra vantagem.  O pagamento é feito em parcelas e a quantidade delas é definida pelo prazo de encerramento do grupo.  Caso opte por um grupo em formação, por exemplo, o prazo será de 36 meses, o equivalente a 36 parcelas.  Além de bastante superior ao parcelamento máximo oferecido pelas operadoras em geral (normalmente em até 12 meses), o valor da parcela fica menor e mais fácil de encaixar no seu orçamento mensal.

Para quem deseja entender saber mais sobre os planos existentes para o consórcio de viagem, basta acessar o site de uma de nossas associadas e realizar a simulação de acordo com o seu objetivo e orçamento prévio. 

Consórcio União – www.consorciouniao.com.br

Consórcio Araucária – www.consorcioaraucaria.com.br

Consórcio Santa Emília – www.consorciosantaemilia.com.br

Consórcio Lyscar – www.consorciolyscar.com.br

MAPFRE Consórcios – www.mapfreconsorcios.com.br

Consórcio Rede LojaCorr – www.redelojacorrconsorcios.com.br

Planejar esse momento tão grandioso com o consórcio de viagem é um investimento para a vida. Afinal, realizar sonhos e criar lembranças inesquecíveis é algo que criará experiências que ficarão na sua memória.

Encontre no Blog

Facebook

Newsletter BR Consórcios

Cadastre-se para receber mensalmente nossa newsletter com as principais notícias e dicas sobre consórcios.