Blog Meu Patrimônio

Dicas para manter o foco na organização financeira

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Confira nesse artigo as principais estratégias para quem não quer perder o foco na organização financeira em 2022

Ter cuidado com as finanças é algo que exige dedicação e muita disciplina, pois não é uma tarefa tão simples e que traga resultados do dia para noite. Quem já é um leitor assíduo do Meu Patrimônio com certeza já viu o ebook sobre todos os detalhes da educação financeira, que vai o ensina desde a importância desse cuidado, até os primeiros passos para lidar muito bem com o dinheiro. Mas se você já colocou esses ensinamentos em prática e está com dificuldade para mantê-los, pegue um papel e uma caneta para anotar as dicas de como manter o foco na organização financeira!

Uma pesquisa realizada pela Associação Planejar com pessoas de 16 a 60 anos do Sul e Sudeste do país, além do Distrito Federal, revela que a organização financeira, quitação de dívidas, preparação para a aposentadoria, investimentos e compras de bens são as razões pelas quais 64% das pessoas dessas regiões fazem planejamento financeiro. Entre o total dos que planejam, 28,9% contam com alguma orientação, sendo os jovens de 16 a 24 anos a maior taxa dos que recebem auxílio, com 32,3%.

Sabemos que, para atingir um nível de tranquilidade no orçamento, é preciso que essa a organização financeira esteja inserida na rotina. Calma, como assim? É impossível cuidar do seu dinheiro sem se atentar para o seu dia a dia. Então aqui vai a nossa primeira dica para quem ainda tem dificuldade em ser disciplinado: veja o valor gasto semanalmente e o quanto ele poderia diminuir caso você economizasse, analisando cada vez mais as suas compras. Sim, nós sempre batemos na tecla quando o assunto é avaliar as necessidades. Isso porque a possibilidade de economizar é muito maior apenas por pensar duas vezes na importância de uma aquisição. Para facilitar, veja o nosso fluxograma de organização financeira a seguir e utilize-o como base nas próximas vezes que estiver pensando em comprar algo.

Outra orientação importante, mas que parece ser difícil de se realizar, é a prática de adquirir bens à vista. Se ainda há a dificuldade de controlar os gastos, o ideal é evitar dívidas que pesem no bolso com alto índices de juros, pois eles se tornarão uma preocupação. É aquela história de sempre: “vai ser só dessa vez” e, quando percebe, somam inúmeras prestações a serem pagas no final do mês. Por isso, para facilitar essa tarefa é preciso planejamento.

Mude o seu mindset na organização financeira

Antes de começar a explicação, vamos esclarecer o significado de mindset. Esse é um termo utilizado para explicar a forma de uma pessoa pensar e de como ela lida com os desafios ao longo da vida, ou seja, se traduz pelo jeito de que raciocinamos. Mas como isso influencia na organização financeira?

Educar a mente é um ponto fundamental para manter o seu foco na organização financeira, pois o seu pensamento tem o poder de afetar diversas áreas de sua vida.  Alterar a maneira com que você pensa sobre o dinheiro o ajudará a organizá-lo todo mês.  

A peça-chave do mindset financeiro é ter hábitos saudáveis, com maior autocontrole, responsabilidade e pensamento positivo, para se ter uma relação amigável com o seu dinheiro.  

Uma das grandes práticas para esse crescimento é o investimento e, para isso, temos o consórcio, onde você pode conquistar todos os seus sonhos com segurança, praticidade e economia. Com ele, é possível conquistar uma casa, um carro, a viagem dos sonhos, fazer uma reforma, ou até mesmo uma festa. São diversas opções para a sua realização.

Utilize ferramentas para auxiliá-lo

Para manter o foco na organização financeira, nada melhor que boas ferramentas que possam ajudá-lo a controlar o seu dinheiro. Hoje em dia, existem vários aplicativos de celular próprios para seu controle financeiro, para você acessar quando e onde quiser.

Aqui no Meu Patrimônio nós disponibilizamos uma planilha para quem deseja maior organização financeira. Nela, é possível anotar os ganhos e despesas, além de visualizar com praticidade o andamento de suas economias.

Deseja aprender mais sobre este assunto? Continue acompanhando o nosso blog e fique por dentro das novidades. Nós também estamos presentes no Pinterest e no Tiktok, levando o melhor da educação financeira para os nossos leitores.

Encontre no Blog

Facebook

Newsletter BR Consórcios

Cadastre-se para receber mensalmente nossa newsletter com as principais notícias e dicas sobre consórcios.