Entender sobre educação financeira e ter o controle das próprias economias é fundamental para as finanças para casais estarem sempre em dia
O início da vida a dois é marcado por grandes momentos: a primeira casa, escolha dos móveis, a festa de casamento e lua de mel, que geram gastos e, por sua vez, acabam causando preocupações financeiras. Além disso, se é a primeira vez dos dois a bancar uma casa, causa um certo estranhamento das partes ao terem que lidar com contas fixas, mercado e demais despesas do dia a dia. É nessa hora que surge a importância das finanças para casais.
Entender sobre educação financeira e ter o controle das próprias economias já é um assunto um tanto quanto complicado por exigir uma alta dose de disciplina. Imagina, então, quando se trata de duas pessoas que pensam, vivem e ganham salários diferentes? Quando o tema finanças para casais é levado para dentro de casa, muitos já esperam infinitas dores de cabeça. Mas fique tranquilo, o nosso dever de hoje é desmistificar isso e trazer soluções eficazes para os pombinhos.
Finanças para casais: descontrole gera crises
De acordo com o estudo realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SCP) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), divulgado pela revista Exame, o dinheiro é o principal motivo das brigas no casamento, afirmam 37% das mulheres entrevistadas na pesquisa. A grande razão para que tanto desentendimentos ocorram é a falta de diálogo na hora dos gastos e a falta de dinheiro para o mês.
Por isso é importante que as finanças para casais não sejam um tabu dentro de casa e, sim, um assunto debatido. É necessário ter cumplicidade e sinceridade nas tomadas de decisões, desde as pequenas até as grandes compras. Sem um consenso, o estresse passa a ser cada vez maior, causando atritos no relacionamento. Como diz a consultora financeira Evanilda Rocha, da Dinheiro Inteligente Consultoria & Coaching, em matéria da própria Exame, “falar sobre dinheiro não é muito romântico, mas o assunto precisa fazer parte da vida a dois”.
Ainda segundo a matéria da Exame, o ideal é que o casal tenha três pilares para dividir as suas contas: as da casa, do marido e da esposa. A lógica é simples: ambos contribuem com uma quantia para as despesas gerais, poupam em conjunto, mas também têm dinheiro para gastar com o que desejam em particular.
É claro que, para evitar conflitos, a divisão das finanças para casais precisa ser justa. Caso não seja uma conta bancária conjunta, o ideal é que cada um contribua com valores proporcionais ao salário que recebe mensalmente. Ou seja, quem ganha mais, ajuda com as despesas maiores, dando uma parte maior do seu dinheiro para prover a casa.
Dicas de finanças para casais
A primeira dica que selecionamos é: tenha objetivos com o dinheiro. Pensem juntos no que vocês querem construir no futuro e tracem metas em conjunto para tais conquistas. Por exemplo, o desejo de muitos casais é ampliar o patrimônio ou até mesmo ter a própria casa. Então, é necessário pensar em possibilidades. Quanto vocês podem poupar mensalmente para adquirir esse bem? Qual o prazo que desejam para realizar esse sonho?
Já pensou que é possível realizar esse sonho com muito mais economia? Essa é uma das grandes vantagens do consórcio. Além de poder se planejar antecipadamente para ter o seu imóvel, sem prejudicar o seu orçamento mensal, você ainda não precisará pagar juros, apenas taxas administrativas estabelecidas em contrato. Outra questão importantíssima é que não há necessidade de dar uma entrada no início da compra de sua cota, assim, não é preciso ter um grande montante guardado para iniciar a sua aquisição.
Agora vamos para outra dica de finanças para casais, que deve ser iniciada o quanto antes: a reserva de emergências. Sim, nós sempre batemos nessa tecla , pois queremos que você esteja preparado para todos os imprevistos que podem acontecer ao longo da vida. Se solteiro já é preciso lidar com situações que saem dos planos, imagine ao construir uma família.
A nossa última dica, mas não a menos importante, é que o casal planeje os gastos juntos. Colocar na ponta do lápis todas as entradas e saídas, calcular um orçamento e fluxo de caixa para, assim, não chegarem no vermelho no fim do mês. Para facilitar essa tarefa, nós disponibilizamos uma planilha de finanças aos que desejam visualizar melhor as suas contas e ter maior controle financeiro. Aprendeu sobre o assunto? É hora de colocar em prática. Sente com o seu companheiro(a) e comece a aplicar esses hábitos de finanças para casais na rotina. Assim, você verá como ter planejamento faz total diferença no fim do mês e para o seu futuro.