Planejar o casamento dos sonhos é algo extremamente importante que todo casal deve realizar antes do grande dia
Maio é conhecido como o mês das noivas. Essa tradição, de acordo com o site Superinteressante, originou-se no hemisfério norte, local onde se valorizam muito alguns costumes populares, como a chegada da primavera, celebrada com muitas flores, item relacionado ao amor e casamento. Por essa razão, é comum que os casais escolham essa época para oficializarem a união.
Mas, a chegada dessa fase pode gerar muita ansiedade para os casais, principalmente quando se trata do planejamento. Então, neste texto, decidimos apresentar a você o guia definitivo para você planejar e realizar o casamento dos sonhos.
Estipule o orçamento
Vamos “começar pelo começo”. Para conseguir realizar o casamento dos sonhos, em primeiro lugar, é preciso organizar as finanças, certo? Afinal, o processo é um pouco custoso e, sem um planejamento adequado, o matrimônio já se inicia com dívidas e estresse.
Estipule um valor máximo que deseja gastar na cerimônia e na festa do casamento dos sonhos. Lembre-se que é o seu casamento que deve se moldar às suas condições, não você a ele. Ou seja, faça apenas aquilo que está ao alcance do casal.
Planilha financeira
Não deixe de ter uma planilha financeira para manter o controle dos gastos e pagamentos.
DICA: O blog Lápis de Noiva oferece gratuitamente uma planilha para te ajudar nessa jornada: acesse.
Check list
Agora que o orçamento está definido, faça o checklist de tudo o que você vai precisar para o casamento dos sonhos. Nossa dica é seguir o padrão:
- Data;
- Quantidade de convidados;
- Local para a cerimônia (igreja, chácaras);
- Buffet (refeição, sobremesa, bolo, mesa de doces e bebidas);
- Música e entretenimento (banda, DJ, atrações);
- Papelaria (convite, tags, save the date);
- Lembrancinhas;
- Roupa dos noivos;
- Dia da noiva (salão, maquiagem, etc);
- Decoração;
- Fotografia e filmagem;
- Assessoria;
- Alianças;
- Lista de presentes;
- Eventos complementares: chá de cozinha, chá bar;
- Lua de mel.
O check list é uma ferramenta interessante para você se planejar com calma e não perder prazos. O blog Aceito Sim publicou uma sugestão de atividades mês a mês que vale a pena conferir: clique aqui. Você ainda pode criar uma conta no Gmail e inserir todas as datas no Google Agenda.
Escolha a data
A data vai ser o seu guia, afinal, você só conseguirá contratar os demais serviços se já tiver em mente qual será o grande dia para o seu casamento dos sonhos. Logo, esse deve ser o primeiro fator a ser definido pelo casal.
DICA: A locação de espaços para eventos durante a semana e fora de feriados costuma ser mais em conta. Está aí uma boa alternativa para quem está com o orçamento restrito.
Estipule a quantidade de convidados
Depois de escolher a data, defina a quantidade de convidados, lembrando que, normalmente, você paga o valor por pessoa e essa será a primeira pergunta que os fornecedores farão para passar os orçamentos corretamente.
É importante que o casal converse entre si e com seus familiares para que não haja conflito sobre os convidados. Outro ponto importante é utilizar uma planilha para centralizar e organizar todas as informações. A organizadora de eventos, Constance Zahn, oferece uma planilha gratuita para download em seu blog.
Não se esqueça da máxima de que o seu casamento é que deve se moldar às suas condições, não você a ele. Convide as pessoas realmente importam e são próximas a vocês. Não é à toa que o “Mini Wedding” (casamento menor e intimista), está em alta!
Assim, além de convidar, é de extrema importância confirmar a presença, pois os custos daqueles que não compareceram deverão ser pagos mesmo assim. O aplicativo Convide.In oferece um pacote de recursos para envio de convites e RSVP digital. É uma ferramenta paga, mas a economia compensa.
DICA: Cada buffet adota uma política para crianças: gratuidade ou valores diferenciados. Por isso, é importante que você solicite a idade das crianças e insira as informações na planilha.
Selecione os locais para cerimônia e festa
O local para a cerimônia também é um dos pontos principais que deve ser decidido. A celebração e a festa serão no mesmo local, por exemplo? Ou será na igreja e em um salão?
Um ponto de atenção são os espaços ao livre. Caso essa seja sua opção, não se esqueça de conhecer a área oferecida como plano B para o caso de chuva. Verifique como ficaria a decoração e esteja preparado “emocionalmente” para esse cenário.
DICA: Leve em consideração que realizar cerimônia e festa no mesmo espaço pode sair mais em conta, pois você terá que arcar com apenas uma locação e os custos de decoração também diminuem.
Avalie os serviços de alimentos e bebidas
Em relação ao buffet, faça uma pesquisa de mercado e veja as melhores opções para o seu orçamento. Verifique também se o salão escolhido já oferece esse serviço. Dessa forma, você resolve os três itens de uma só vez e o fornecedor já terá opções de cardápio e bebidas previamente definidas.
DICA: Esse é o item de maior impacto no orçamento. Por isso, o segredo é pesquisar, negociar e refletir. Por exemplo, servir frutos do mar encarece o orçamento e pode não atender o paladar de todos os convidados. Qual será a sobremesa? Será necessário oferecer bolo e mesa de doces?
Definindo os detalhes
Os convites e lembrancinhas você pode optar por fazer um trabalho manual, que tal? Essa é uma forma que muitos casais encontram para economizar, já que muitas vezes conseguem pedir um auxílio aos amigos e família para ajudarem a preparar esses materiais.
E é claro que não se pode deixar de lado os fotógrafos e os responsáveis pela filmagem, afinal, esse momento tão lindo merece ser eternizado.
Se os noivos gostam de dançar, a música faz diferença. Um DJ pode ser bem mais econômico do que contratar uma banda, além de ser mais fácil variar e adequar o repertório.
As vestimentas, o salão de beleza e as alianças ficam a critério dos noivos, pois um dia como esse, é normal querer estar impecável. Porém, nas vestimentas, por exemplo, é possível mandar fazer sob medida e provavelmente sairá muito mais em conta do que aluguéis.
Consórcio de serviços viabiliza o casamento dos sonhos
Para quem quer se planejar financeiramente para o casamento dos sonhos, o consórcio de serviços com certeza é a melhor opção. Você poupa para o seu objetivo sem a necessidade de alienar bem, dar entrada ou pagar juros.
Uma das grandes vantagens do consórcio para o seu casamento é que você garante a possibilidade de negociar à vista com os fornecedores da sua festa e, assim, encontrar valores mais acessíveis do que se fosse parcelar.
Além disso, com o consórcio de serviços é possível também planejar a sua viagem de lua de mel. Que tal organizar com antecedência esses dois momentos tão importantes para vida do casal? Aí é certeza que o casamento dos sonhos será realizado!
Aqui no Blog Meu Patrimônio, publicamos um guia para te ajudar no planejamento da viagem dos sonhos.
Escolha uma das nossas associadas, faça uma simulação e entenda por que o consórcio é a forma mais segura e econômica para realizar sonhos.